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GOOD BLOG

24
Jun
E-commerce, a solução para o comércio físico sobreviver à pandemia



No post de hoje iremos falar sobre o impacto que a Covid-19 tem causado e a solução para quem possui negócio no setor comercial conseguir passar por essa crise sem sofrer muitas perdas.


Mas antes de começarmos, nós da Equipe Ideia Good desejamos que você e sua família estejam bem e fazendo o necessário para conter essa pandemia, assim como nós estamos tomando todas as medidas preventivas para cuidar da saúde de nossos colaboradores!

 

O isolamento social imposto para conter a disseminação do novo coronavírus está provocando mudanças na nossa rotina constantemente.


Muitos segmentos do mercado estão sendo altamente impactados, porém como em qualquer crise, enquanto alguns perdem, outros ganham.
Os segmentos que mais sofrem nesse momento, são os que dependem da aglomeração de pessoas como Cinemas, Teatros, Eventos, Turismo (Viagens e Hotéis), Alimentação fora do lar, Atividades de Lazer e Recreação. Estes setores deverão ter uma recuperação lenta.

Agora, os setores que estão sofrendo pouco os efeitos da pandemia são os de Informação e Comunicação, Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, Atividades Imobiliárias, etc.

A saída neste momento para muitos segmentos é a digitalização do negócio, que permitirá a redução dos custos a longo prazo.

Trouxemos neste post cinco passos importantes para você aderir ao e-commerce, a forma de inserir sua empresa no mundo digital, são eles:

 
  1. Estudando o Cenário Atual da Sua Empresa;

  2. Entrando em Contato Com o Seu Público-Alvo;

  3. Inserindo Sua Empresa na Internet;

  4. Planejando as Próximas Ações;

  5. Divulgue Seu Espaço Digital.

 

Estudando o Cenário Atual da Sua Empresa




Estudando o Cenário Atual da Empresa
 

Este é o passo mais importante de todos, pois será nele que você irá descobrir em qual cenário o seu negócio está inserido.
Por que é um passo importante? A resposta é muito simples, cada segmento de mercado possui um Decreto que está em vigor durante a pandemia, neste caso, é preciso saber o que o seu negócio pode fazer dentro dessa lei, de forma que não vá prejudicar o bem-estar dos seus clientes e colaboradores.

Sabendo o seu cenário, a próxima pergunta é: Você possui algum produto ou serviço que é considerado como essencial para o momento que estamos vivendo?
Se a resposta for sim, as chances de passar por essa crise são melhores.
Mas tenha calma, não é por que sua empresa atua com produtos ou serviços que são essenciais, que vai ser simples.
Não deixe de medir esforços para manter o seu negócio seguro.

 

Entrando em Contato Com o Seu Público-Alvo



Entrando em Contato com o Público-Alvo


Você tem conhecimento do que o seu cliente quer ou espera da sua Empresa?

Sua Empresa se comunica com o seu cliente?
Saiba que isso é muito importante. Você só vai saber o que o seu público quer ou espera, se ocorrer algum tipo de comunicação com ele.

Veja como desenvolver um bom relacionamento com seus Clientes.

Como o seu negócio está agindo nesta crise?
Aqui não é para pensar nas contas pendentes, o foco é nas ações que estão sendo tomadas para manter a segurança da sua equipe e do seu público.

Como está o posicionamento do seu negócio?
As decisões que você irá tomar no cenário atual precisam ser claras, e é preciso comunicar estas decisões com honestidade para todos.

O que o seu público quer?
É preciso ter um canal de comunicação direta com seu público-alvo e clientes.
Assim você poderá perguntar para eles, quais os produtos ou serviços que eles consideram úteis, como você pode melhorar o atendimento, etc.
Ao se abrir para o seu cliente, ele vai começar a sentir confiança para também se abrir com você, e assim mostrar qual o caminho seu negócio deve seguir.

 

Inserindo Sua Empresa na Internet

 

 

Inserindo Sua Empresa na Internet


Ainda é comum empresas não venderem os seus produtos ou serviços online, mas a situação que estamos vivendo tem forçado estes empresários ainda receosos com a utilização da tecnologia a criarem seu espaço no mundo digital, pois só assim eles conseguirão manter a saúde do seu negócio.

Os empreendedores que ainda se negam a possuir um comércio digital, estão com suas vendas praticamente paradas, devido ao Decreto reduzir o número de colaboradores e clientes que podem estar presentes no ambiente físico, diminuindo significativamente o volume de vendas.
Além disso, a população está receosa em sair de casa, o que ajuda a diminuir ainda mais o movimento no comércio.
Por conta disso, as experiências de compras de produtos e serviço em e-commerces vem aumentando mais do que nunca.

Temos aqui alguns motivos para você possuir um site para o seu negócio com uma plataforma de e-commerce inserida nele.

- Sua empresa irá vender mesmo de portas fechadas. O comércio online funciona mesmo em meio a pandemia;

- 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso mesmo, seu negócio estará sempre aberto na internet, independente da hora, se é feriado ou final de semana.
Consegue imaginar o quanto você gastaria se tivesse que manter um atendente trabalhando esse período todo? Na internet você não terá esse gasto, e o e-commerce da sua empresa estará sempre de portas abertas para o seu cliente comprar na hora que ele desejar!

- Vitrine ilimitada. No comércio digital você consegue expor muito mais e chamar a atenção do seu público-alvo de várias formas;

- Venda mais e para mais pessoas. Com um e-commerce você conseguirá atingir um número muito maior de clientes do que o seu espaço físico pode comportar. Além disso, você ainda conseguirá alcançar consumidores do Brasil inteiro.

Conseguimos te convencer com estes motivos? Agora é importante preparar o seu espaço digital, para isso algumas ações precisam ser tomadas.

O primeiro passo é ter o Domínio para a sua empresa, ele que irá garantir a publicação do seu negócio online e será a forma como os seus clientes irão identificar sua marca na internet. 

Agora você precisará definir se quer ter uma loja online personalizada ou adquirir uma plataforma de e-commerce pronta, esta segunda opção é ótima para quem está começando.

Logo após definir o domínio e decidir qual o tipo de loja online você vai utilizar, você precisará hospedar seu website em algum provedor de serviços. É a Hospedagem que garante a estabilidade e o bom desempenho de que seu cliente precisa ao acessar o seu site. 

Estando a sua loja online bem hospedada, será preciso definir as formas de pagamento e as opções de envio.

Em seguida cadastre seus produtos ou serviços, crie descrições originais e atrativas para conquistar a atenção do seu público. E não se esqueça das imagens, elas precisam ter boa qualidade.

Agora é só começar a vender!

 

Planejando as Próximas Ações




Planejando as Próximas Ações


Agora que o seu e-commerce está online e a todo vapor, é preciso realizar o planejamento de ações.
Sabemos que analisar dados e planilhas exige paciência e atenção, por isso trouxemos alguns insights para ajudar no planejamento.


Dados a serem analisados para conquistar ainda mais o seu público-alvo
 

  • Clientes que consomem mais seus produtos ou serviços: Mais conhecidos como clientes assíduos ou fidelizados. Ao identificar esse grupo, crie ofertas, promoções exclusivas, entre outros, pois são eles os responsáveis por grande parte das vendas do seu negócio.

  • Clientes que não compram há algum tempo: É importante reativar estes clientes, envie um e-mail marketing ou uma mensagem com uma oferta personalizada, ao ver que foram lembrados por sua empresa, as chances deles voltarem a ser ativos é alta.

  • Produtos ou serviços mais vendidos: Identifique-os e crie anúncios online para divulgá-los. É importante manter estes produtos ou serviços sempre a vista do público-alvo, para que continuem vendendo bem.

  • Aniversários ou Datas Especiais: Trabalhe com ofertas especiais para essas datas, mas lembre-se de trabalhar com antecedência para dar tempo da entrega chegar. Os correios e transportadoras estão com uma demanda muito alta, então é bom ter um tempo extra para não correr o risco de atrasar a entrega. Neste quesito, os comerciantes locais saem na frente por poderem utilizar a entrega com motoboys.


Para realizar este levantamento, utilize algum programa que você possa separar as informações coletadas em tabelas, e que seja algo orgânico, para que seja possível ir alimentando com novas informações.
Lembre-se de reunir os dados que você possui da estrutura física da sua empresa e os dados do negócio online. É importante trazer os teus clientes do espaço físico para o digital.

 

Divulgue Seu Espaço Digital



Divulgando Seu Espaço Digital

 

Já estudamos o cenário da empresa, escutamos o público-alvo, montamos a loja online e realizamos o planejamento das ações.
Chegamos agora na melhor parte. Após todo o esforço realizado, reúna todos os dados obtidos e vamos transformá-los em uma imbatível estratégia de venda.
É agora que começamos a trabalhar a divulgação, captação e vendas.

 

Como vender neste cenário de pandemia:


Divulgando: Com o e-commerce online, seu negócio possui uma vitrine com todos os seus produtos ou serviços disponíveis 24 horas por dia.
- Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio;
- Compartilhe o link do e-commerce com seus contatos;
- Divulgue nas redes sociais;
- Crie Campanhas no Google Ads;
- Insira sua loja online em guias comerciais.

Criando ofertas: 
- Ofereça cupons de desconto para novos cadastros no seu e-commerce, para reativação de clientes, etc;
- Crie Promoções exclusivas;
- Crie ofertas de lançamento da sua loja online e o que mais você conseguir oferecer para atrair seu público-alvo.

Venda:
- Se você seguir os dois passos acima, já vai estar vendendo, então continue os esforços utilizando as redes sociais, anúncios online, whatsapp, etc para atrair mais vendas.

A única coisa que você não pode fazer, é lançar o e-commerce e não trabalhar nele. É preciso dedicação e cuidado para que seu comércio online continue alavancando. Você precisa constantemente lembrar ao seu público-alvo que sua empresa está ali presente para ele.
Você colhe o que planta, dedique-se ao seu negócio online e ele irá lhe render muito frutos!

E para trazer um pouco mais de esperança, separamos alguns segmentos que estão se dando bem durante essa crise e alguns dados sobre a mudança que ocorreu no hábito dos consumidores.

Segmentos que estão lucrando durante a pandemia:
Ensino a distância
Entretenimento Online
Ferramentas para trabalhar Home Office
Nutrição e Saúde
Telemedicina
Plano de Saúde e Seguro de Vida
Alimentação
Internet Banda Larga e Telefonia
Produtos de Limpeza
Produtos que ajudam a prevenir a disseminação do vírus.


Mudanças que ocorreram no hábito dos consumidores


A renovação digital já tomou conta do nosso dia-a-dia, por bem ou por mal. Você não quer ficar fora dessa, certo?

Ainda não possui um e-commerce para o seu negócio, mas deseja inserir sua empresa no mundo digital para enfrentar a crise? Venha conhecer a Plataforma iGOOD E-commerce. 
 
A Plataforma iGOOD E-commerce da Ideia Good foi desenvolvida para tornar simples e fácil as suas vendas online, é robusta e muito fácil de administrar.

Saiba mais sobre o iGOOD E-commerce clicando no botão abaixo e veja como é fácil conquistar e fidelizar os seus consumidores mesmo em tempos de crise!

 




Continua com dúvida entre uma Plataforma Pronta ou um E-commerce Personalizado? Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente por meio da página Contato no nosso website ou através do telefone 49 . 3442 6666, nossa equipe está pronta para determinar junto com você todas as suas necessidades e assim definir qual é a melhor opção para você.

 



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