A empresa Google em parceria com organizações especializadas em segurança digital como a Connect Safely, Family Online Safety Institute e o KeepSafe Coalition, desenvolveu o Interland, um jogo super intuitivo e divertido, repleto de aventuras que facilitam o aprendizado sobre segurança e cidadania digital para crianças e adolescentes.
A Net Safety Collaborative e a Young Men's Christian (YMCA), se destacam entre os colaboradores do projeto, por desenvolverem trabalhos reconhecidos que visam uma atuação em conjunto com a família para alertar aos jovens sobre os riscos do uso errado da internet.
Devemos trabalhar o combate a desinformação desde a infância.
Nos últimos anos, as fake news, golpes digitais e cyberbullying tornaram-se centro das discussões, mobilizando os mais diversos setores da sociedade. A disseminação de tais atos geram consequências que em muitos casos acabam sendo fatais.
A nossa intimidade como sociedade com a internet é recente e por conta disso, precisamos transformar as próximas gerações menos suscetíveis as informações falsas.
E o Google entra exatamente aí. O projeto Interland: Seja Incrível na Internet, foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver uma cultura perspicaz e ágil sobre o mundo virtual ainda na infância, principalmente sobre a segurança na internet.
O projeto do Google nasceu nos Estados Unidos com o nome Be Internet Awesome. A plataforma que conta com uma série audiovisual, foi desenvolvida para que professores, educadores e familiares ensinem as crianças e adolescentes sobre a segurança na internet.
O jogo está envolto do tema segurança online e na alfabetização midiática. O principal pilar do Interland é criar um pensamento crítico já na infância para que as crianças aprendam, desde pequenas, a identificar fake news, golpes digitais e cyberbullying.
O universo do Interland é dividido em quatro fases:
Reino da Bondade - Nesta fase a criança será ensinada a combater a ação dos "haters" (pessoa que sente ódio de outra sem motivo justo, coerente ou desproporcional), e aprenderá a espalhar mensagens positivas ao invés dos comentários odiosos que atingem os jovens nas redes sociais.
Rio da Realidade - Aqui a criança terá de atravessar o rio sem cair em armadilhas. Esta fase faz referência as fake news e irá ensinar a criança a detectar manchetes e urls falsas.
Montanha da Consciência - Saber o que compartilhar, o momento certo de compartilhar informações e a cautela de checar o conteúdo que será compartilhado sãos os focos dessa fase.
Torre do Tesouro - Por fim, na torre do tesouro, a criança aprenderá a proteger alguns dos seus segredos, como endereço, e-mail, senhas, documentos, etc.
Apesar de ser um jogo lúdico, ele brinca com ações corriqueiras do nosso dia-a-dia no ambiente online. A criança irá aprender, se divertindo, os riscos que existem no ambiente digital e como se proteger deles.
Além do jogo, o projeto também disponibiliza um currículo para professores e educadores, com aulas sobre educação midiática de combate à desinformação e um guia da família direcionado aos pais e filhos, com exemplos de conversação para ajudar as famílias a enfrentar as questões técnicas e navegar na internet com segurança.
Os materiais para os professores, educadores e familiares, estão disponíveis de graça online para download. E o jogo online está disponível gratuitamente para computadores, tablets e smartphones.
Quer conhecer mais sobre o Interland? Basta clicar no botão abaixo para ter acesso ao jogo e aos conteúdos para a família e professores!
Quer conhecer mais sobre o Interland? Basta clicar no botão abaixo para ter acesso ao jogo e aos conteúdos para a família e professores!