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7 Tendências para o E-commerce em 2022



Nos últimos dois anos, os hábitos de consumo sofreram mudanças com o crescimento acelerado dos e-commerces, principalmente por conta do avanço e surgimento de novas tecnologias.

Uma série de acontecimentos desencadearam essas mudanças, uma delas foi a pandemia, que de inicio fez com que a grande parte dos comerciantes corressem para o meio digital, mas em pouco tempo, o mundo digital se tornou confortável e permanente para estes empresários.

A digitalização do comércio físico já acontecia antes da Covid-19, ela apenas se tornou mais urgente. Agora em 2022, nós permanecemos testemunhando o crescimento e a consolidação desta forma de comprar e vender.

Pesquisas realizadas apontam que as vendas no e-commerce brasileiro atingiu o maior patamar de vendas da história:
 
  • No primeiro semestre de 2021, as vendas chegaram ao volume de R$ 53,4 bilhões, crescimento de aproximadamente 3% em comparação com o mesmo período de 2020.
  • Mais de 42 milhões de pessoas compraram pela internet e 6,2 milhões desse total, representam novos usuários.

O comércio eletrônico é uma modalidade de venda que veio para ficar.
 

Conheça os Setores que mais venderam online no primeiro semestre de 2021



As compras online representaram no primeiro trimestre de 2021, cerca de 35,2 milhões em valores. Ou seja, 72,2% das compras realizadas neste período foram realizadas em lojas online.

Isso aconteceu, pois no inicio da pandemia boa parte dos consumidores do comércio físico migraram para as compras online, com isso o crescimento nas vendas feitas pela internet, propiciou o aumento de lojas online.

Esse crescimento, seja no número de lojas online ou nas compras realizadas pela internet, é uma tendência que só aumentará de agora em diante.

A nova maneira de fazer compras e o surgimento de novas lojas online, gerou benefícios para muitos setores que conquistaram uma expansão rápida e de forma bem sólida.

Por conta disso, preparamos uma lista para você com alguns setores que mais cresceram por conta das vendas online:

 

Entregas e Distribuição



Devido a necessidade de logística de entrega e distribuição imposta pela cultura de autossuficiência, este setor não só cresceu, como continua crescendo.
Como consequência, os serviços de entrega por aplicativos e a mobilidade urbana por meio de aplicativos de carona, continuam sendo uma opção confortável e segura para os clientes que não querem se expor ao transporte público ou comércio local.



 

Comidas e Bebidas



Outro setor que cresceu bastante com a modalidade de comércio online, foi o de comidas e bebidas.

As pessoas se viram obrigadas a utilizar os serviços de delivery por conta da quarentena que fez o comércio manter as portas fechadas por bastante tempo, como consequência, elas não viram outra maneira a não ser passar a comprar mais alimentos pela internet.

Assim, o delivery que já era utilizado por muitos brasileiros antes da pandemia, caiu no gosto da população em geral, que após passarem mais de um ano fazendo isso, agora até as compras de mercado as pessoas fazem por meio de e-commerces.



 

Farmácia e Saúde



O setor da saúde e cuidados pessoais é outro que cresceu muito com a popularização do e-commerce.

Por passarem mais tempo em casa, muitas pessoas passaram a cuidar mais da saúde física, mental e dos cuidados com a pele buscando por um maior bem-estar, frente a ansiedade que foi causada pela quarentena.

Muitas farmácias aderiram ao e-commerce como forma de proporcionar atendimento rápido, eficiente, de forma que o cliente não precisasse sair de casa, pois também apostaram no delivery como meio de entrega dos produtos.

Essas farmácias que entraram para o mundo online, revolucionaram com a novidade da entrega rápida, oferecendo frete grátis, promoções em medicamentos e produtos de higiene para atrair os potenciais clientes. E a estratégia funcionou, já que muitas pessoas passaram a comprar seus remédios, produtos farmacêuticos e itens de higiene pessoal pela internet para receberem no conforto do lar e continuam fazendo isso.




 

Pets



O mercado online para Pets cresceu significativamente durante o período da pandemia, isso ocorreu por conta da necessidade de comprar alimentos e demais suprimentos para os animais de estimação.

As lojas especializadas em Pets aproveitaram o momento para expandirem seus negócios ao mundo online, buscando conquistar um público maior. E por conta disso, o setor foi beneficiado com um crescimento de 88,04%.



 

Móveis e Casa



Mais tempo em casa, levou muitas pessoas a pensarem em reformar suas casas ou mudar a decoração. Consequentemente a busca por novidades neste mercado e o setor de móveis e casa cresceu bastante.

As empresas que comercializam esses produtos, foram incentivadas por essa necessidade do público alvo e passaram a vender pela internet, por onde atingiram um número maior de público, que conseguem do conforto de suas casas verem como ficará o espaço decorado ou reformado, através de ferramentas de simulação 3D presentes nos sites desse setor.




Estes são apenas alguns setores que cresceram durante a pandemia, porém existem muitos outros que foram beneficiados ao passarem a vender online por meio dos e-commerces.

 

Tendências para o E-commerce em 2022



Com base nesse crescimento em diversos setores, conseguimos observar que agora temos um público que mudou seu comportamento em relação às compras online e podemos analisar as tendências que podemos esperar no e-commerce em 2022.

 

1 - Velocidade de Entrega



O Brasil esteve focado por bastante tempo no mundo físico e não se esforçava para ter um sistema de distribuição rápido e eficiente. Por conta disso, muitos clientes insatisfeitos com a demora na entrega, deixavam de fazer suas compras online.

Conforme uma pesquisa realizada, mais de 50% dos compradores afirmaram que a velocidade de entrega é o maior influenciador de tomada de decisão na hora de comprar um produto online.

Em 2021, muitas empresas mudaram esse aspecto e melhoraram sua logística e distribuição para garantir um bom relacionamento com seus clientes. Essa tendência ligada a velocidade de entrega veio para ficar.

Hoje em dia, não é mais incomum encontrar frete de poucos dias ou até mesmo de algumas horas após a confirmação do pagamento. Quando acontecem as datas comemorativas, como o Natal, as lojas online que tem essas opões de frete rápido, saem na frente da concorrência.

Sendo assim, acontece uma maior absorção das vendas que ocorreriam nas lojas físicas, porque a logística permite que as entregas sejam realizadas em tempo. Em casos que não era possível realizar as entregas dentro de um curto período de tempo, as lojas online passaram a disponibilizar de retirada na loja.

Com todas essas opções, é importante que você comerciante fique sempre atento as necessidades de entrega de seus clientes para não perder vendas.



 

2 - Compras Antecipadas



Uma grande parte de brasileiros sempre deixam para fazer as compras de datas comemorativas em cima da hora, ao mesmo tempo, a outra parte prefere adiantar esse processo. Em 2021 65,3% dos consumidores aproveitaram a Black Friday para fazer as compras de Natal.

Levando em consideração os compradores que antecipam suas compras, eventos como Black Friday e Natal precisam ser avaliados com antecedência pelos comerciantes, para que criem suas estratégias visando potencializar as vendas ao máximo.



 

3 - Meios de Pagamento



Os boletos e cartões de crédito se mantém firmes e fortes, mas os novos meios de pagamento estão cada vez mais populares e essa tendência vai permanecer durante 2022.

O Pix é um meio de pagamento fácil e prático que se popularizou durante 2021 nas lojas físicas e online.

Segundo uma pesquisa, 74% dos empreendedores indicaram que o Pix foi o principal meio de pagamento escolhido por clientes, que ficou acima do:
 
  • Dinheiro 66%
  • Cartão de Crédito 66%
  • Cartão de Débito 60%
  • TED 56%
  • DOC 37%.

Essa tendência de utilizar novos métodos de pagamento mais rápidos e práticos, deve aumentar em 2022.



 

4 - Omnichannel e as Redes sociais.



A flexibilização nas regras de prevenção à Covid-19 para manter o comércio aberto, fez as experiências de compra serem cada vez mais híbridas.

Sendo assim, é importante ter como objetivo principal não deixar o consumidor perceber diferença entre o seu comércio físico e o online.
Para que isso aconteça, é necessário se perguntar o que o seu negócio pode oferecer aos seus clientes que já estão acostumados com a ideia de ter diversas opções de compra e entrega, exemplo disso é a retirada de um produto que o cliente comprou online em uma loja física.

Segundo o levantamento de dados, 70% dos compradores responderam que já começaram suas compras em um canal de vendas e a concluiu em outro canal.
Nesta mesma pesquisa, mais de 50% afirmaram que o prazo de entrega é o que mais influencia na hora da decisão da compra.

Existem estimativas de que até 2026, cerca de 25% das compras realizadas online, serão entregues no mesmo dia. Esse cenário só será possível se os empreendedores entenderem que não adianta somente investir em canais de vendas, também é importante investir em centros de distribuição em pontos estratégicos, assim como aderir ao modelo Fulfillment, como o adotado pelos grandes e-commerces e marketplaces, que já são capazes de realizar a entrega de um pedido realizado de um dia para o outro.

Tudo isso que falamos acima, é conhecido como experiências Omnichannel, que nada mais é do que a integração da experiência de compra continua entre todos os dispositivos sendo eles desktop, smartphone, aplicativo, etc, assim como entre o comércio online e o físico.

Também faz parte dessa integração de experiência, o uso das redes sociais para divulgar produtos, serviços e ter contato com os clientes, isso é muito importante e tem um papel fundamental na jornada de compra dos consumidores.

Tendo isso em mente, se quiserem vender online, os comerciantes precisam manter seu negócio em evidência e para isso, é preciso ter uma presença consolidada na internet.

Para manter a sua marca em evidência é necessário integrar as redes sociais do seu negócio com o site, outros formatos de mídia e com seu comércio físico, mantendo a identidade visual da marca sólida e sem divergências. Hoje em dia, as plataformas de e-commerce já são projetadas para funcionar com todas as mídias sociais e canais de venda disponíveis, assim o cliente ficará em contato constante com a marca.

Pesquisas revelaram que 65% dos compradores já utilizaram as redes sociais para iniciar uma compra, seja como pesquisa do produto/serviço ou pela visualização de algum anúncio.

Os consumidores não querem só comprar os produtos, eles também querem interagir com a marca antes de tomar uma decisão de compra. Os empreendedores que entenderem isso, terão uma grande vantagem competitiva se comparado aos seus concorrentes.

Considerando essas informações, é importante estudar seu público-alvo para saber em quais canais eles estão, o que querem consumir e claro, quem são eles, tendo essas informações, será possível construir várias estratégias para as redes sociais, assim como para manter a experiência de compra contínua.



 

5 - Satisfação do consumidor



A transparência das empresas em relação ao consumidor é outro fator que está em tendência no e-commerce.

77% dos consumidores comentaram que estão dispostos a compartilhar informações com as empresas, para em troca receberem uma experiência de compra mais personalizada, rápida e baseada em valores.

E 76% dos brasileiros alegaram que pararam de comprar em alguma empresa por terem passado por problemas de comunicação.

Sendo assim, seu negócio deve oferecer recursos e soluções para trabalhar com a transparência no atendimento ao cliente, seja por meio de redes sociais, suporte ao cliente, SAC ou qualquer outro canal de comunicação.



 

6 - Meio Ambiente



Por meio de pesquisas, 87% dos brasileiros revelaram que tem preferência por comprar de empresas que são sustentáveis, e 75% dos compradores globais mudaram seus hábitos de consumo, buscando reduzir o impacto ambiental.

A tendência de preservação do meio ambiente vem ganhando cada vez mais espaço nos e-commerces, empreendedores estão buscando cada vez mais alternativas sustentáveis para oferecer embalagens recicláveis, reutilizáveis, biodegradáveis, itens de vestuário feitos com materiais reciclados, entre outros, mostrando que possuem consciência sobre os seus impactos no meio ambiente.

A posição que a empresa toma sobre esse tema, vai determinar como o cliente a vê.



 

7 - Crescimento Contínuo



A última tendência não é novidade, há algum tempo o comércio virtual não para de crescer, o que aumentou a popularidade do e-commerce.

O número de pessoas comprando online aumenta cada vez mais, cerca de 49% revelaram que pretendem comprar online ainda mais em 2022 e essa porcentagem não vai diminuir por diversos motivos: é fácil, prático, e confortável comprar online, qualquer um pode fazer uma compra a qualquer hora do dia, é como ir ao shopping só que no conforto do lar.

Os investimentos nesse mercado aumentam, buscando por novas tendências e tecnologias para atrair mais pessoas para o mundo das compras online.




Essas tendências nos ajudam a visualizar o caminho que o e-commerce está trilhando, será difícil vermos algum tipo de retorno ao que era antes da pandemia, 2022 ainda pode trazer muitas novidades.

Mas não adianta você querer adotar novas tendências do e-commerce para o seu negócio online, primeiro é importante que sua empresa saiba fazer o básico com excelência, ou seja, ter seus clientes no centro da sua operação. Se sua empresa vende bem, tem um bom feedback e boa relação com os clientes, aí sim é importante inovar, evoluir e trazer novas tendências para conquistar novos clientes.


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A Plataforma iGOOD E-commerce da Ideia Good foi desenvolvida para tornar simples e fácil as suas vendas online, é robusta, muito fácil de administrar e equipada com as principais tendências.

Prática de administrar, a plataforma conta com sistemas integralmente automatizados, realizando o monitoramento das ações registradas no website, além de dispor de um sistema de métricas em todas as áreas do website, apresentando informações de estatísticas de acessos, usuários online, carrinhos ativos e abandonados.

Você poderá acompanhar a relação de pedidos realizados e os clientes cadastrados, verificar o número total de pedidos aguardando o pagamento ou com pagamento confirmado, dentre outros. Assim como poderá cadastrar, gerenciar e controlar os produtos comercializados na plataforma. 

A Plataforma iGOOD E-commerce ainda conta com integração aos principais e mordenos meios de pagamento como o Pix, diversas formas de envio de pedidos incluindo a opção de Retirada na Loja e entrega por Motoboy, canais de venda, possibilidade de gerenciamento do estoque compartilhado entre sua loja física e online se o software interno de sua loja permitir a integração, entre muitos outros recursos.

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Fonte: 49% revelaram que pretendem realizar ainda mais compras online em 2022


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