MENU
Fechar

FALE CONOSCO

Dúvidas, sugestões, dificuldades ou solicitações?

Entre em contato com nossos especialistas.

Nossos horários de atendimento são de segunda à sexta das 08h até 11h30 e das 13h30 até 18h.

PAINEL DO CLIENTE

Acesso a tickets, financeiro, domínios, registros, hospedagem, e-mails, ferramentas, wiki e mais.

GOOD BLOG

O comércio eletrônico do Brasil pode arrecadar até R$ 6,05 bilhões na Black Friday 2022
Black Friday 2022: Guia para Preparar sua Loja Online!



Ano após ano, a Black Friday tem se mostrado uma das datas mais relevantes para o comércio físico, assim como para o comércio eletrônico.

Em 2021 a Black Friday acumulou R$ 5,41 bilhões em vendas realizadas em e-commerces brasileiros, são 5,8% a mais que o arrecadado em 2020.

São dados tão significativos que vendedores relataram terem lucrado, em apenas um final de semana, o que costumam lucrar em um mês inteiro de vendas.

Além do montante acumulado, outros dados foram observados 2021:
 
  • Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Eletroportáteis, Eletrônicos e Eletrodomésticos são os segmentos que tiveram o maior número de pedidos;
  • R$ 654,06 é o valor do ticket médio;
  • 66% das compras feitas no período da Black Friday tinham frete grátis;
  • 56,9% dos pedidos realizados foram por mulheres.

As pesquisas também já projetaram que o comércio eletrônico do Brasil pode arrecadar até R$ 6,05 bilhões em vendas na Black Friday 2022, com o número de pedidos realizados podendo chegar até 8,3 milhões, são 3,5% a mais que 2021.

Não só os dados de faturamento de 2021, segmentos que mais venderam e projeções para 2022 foram observados veja mais abaixo:

A Black Friday 2022 vai ocorrer na sexta-feira dia 25 de novembro. A data é uma ótima oportunidade para fazer o seu negócio se destacar neste mercado altamente competitivo. Também é a chance de conquistar e fidelizar clientes, fazendo com que os resultados obtidos continuem ocorrendo durante o médio e longo prazo.

Em uma entrevista, 96% dos brasileiros responderam que pretendem comprar na Black Friday deste ano, de acordo com a análise da pesquisa, ocorreu um crescimento de 8% na intenção de compras ao ser comparado com o ano de 2021.


Experiência Omnichannel - O comércio eletrônico foi o canal campeão de vendas na Black Friday 2021 e isso não é uma surpresa, já que o setor cresceu bastante por conta dos anos de pandemia.

Então, o esperado é que tenha um bom desempenho agora em 2022, apesar dos fatores externos e internos que estão afetando nosso país.

O retorno as lojas físicas, fez com que a experiência omnichannel virasse uma tendência, na qual os empreendedores precisam estar atentos.
Mesmo para lojistas que possuem apenas o e-commerce, é válido fazer parcerias ou proporcionar entregas mais rápidas com ajuda de transportadoras, motoboys, entre outros, para preencher a lacuna de não ter um espaço físico.

Um relatório do varejo de 2021 mostrou que 71% dos entrevistados afirmaram que o omnichannel ofereceu uma experiência satisfatória de compra, eles apontaram que seriam mais fiéis a lojas que oferecem a opção de fazer uma devolução no estabelecimento físico mesmo que tenham realizado a compra online.

Essa tendência se estende também ao pickup store, que é quando o comprador realiza o pedido pelo site ou aplicativo e retira o produto na loja física.
Esta é uma prática fundamental para lojistas que possuem estratégias omnichannel, já que em 2021 eles obtiveram um crescimento de 139%, de acordo com o relatório do varejo.

Sendo assim, você empreendedor deve preparar todos os pontos de contato possíveis para proporcionar uma boa experiência para seu cliente e aumentar suas vendas.

Entretanto, não são todos os empreendedores que precisam praticar a estratégia multicanal.
É preciso entender o comportamento do consumidor para estar onde ele está, e muitas vezes, não será necessariamente nas lojas físicas.




Formas de pagamento diversificadas - na Black Friday 2021 o cartão de crédito foi o método de pagamento mais utilizado, estando presente em 63,2% das compras.

O boleto bancário ficou em segundo lugar, escolhido em 32,5% das compras do evento.

Era esperado que o Pix e as carteiras digitais tivessem sido os meios mais utilizados, mas fizeram parte de apenas 0,5% das compras.

Mas nós sabemos que pela Black Friday acontecer na última sexta-feira de novembro, parcelar as compras acaba sendo mais comum, pois nesse período circula menos dinheiro no país, por conta das datas de pagamento de salário usuais que ocorrem normalmente até o quinto dia útil de cada mês. Também existe o fato da compra ser aprovada rapidamente ao usar o cartão de crédito, o que colabora para o uso predominante dessa forma de pagamento.

No dia 16 de novembro de 2022 o Pix completa dois anos de existência, então, pode ocorrer do Pix aparecer mais nas estatísticas da black friday deste ano.

Levando essas informações em consideração, você vendedor deve estar preparado para receber todas as formas de pagamento que forem possíveis.


Produtos mais vendidos - Em 2021 os produtos mais vendidos sofreram alterações se comparados a 2020.

Em 2021, as categorias de produtos mais vendidos na Black Friday foram:
 
  1. Moda e Acessórios
  2. Beleza e Perfumaria
  3. Telefonia
  4. Eletroportáteis
  5. Eletrodomésticos

Veja um comparativo dos dez produtos mais procurados em 2020 e 2021:




A lista de produtos mais procurados para 2022 é parecida com a do ano anterior:

Games (consoles e jogos)
Smartphones
Televisões Smart
Computadores, Tablets e Periféricos
Eletroportáteis
Fraldas e itens de cuidado para bebês
Móveis
Beleza, Perfumaria e Saúde
Artigos para Pets
Eletrodomésticos


Para você que trabalha com essas categorias, o aconselhável é reforçar seu estoque.


Público de Meia Idade na Black Friday - em 2021  ocorreu um aumento de pessoas com mais de 50 anos nas compras de black friday. Consumidores nessa faixa de idade representaram quase 15% de clientes no período do evento.

Compradores entre 26 e 50 anos foram os que mais se destacaram em 2021. Isso ocorre pelo fato de serem economicamente ativos e terem uma confiança maior no e-commerce.

Porém, esse cenário tende a mudar, sendo assim, lembre-se de pensar no consumidor com mais de 50 anos para que tenha uma conversão ainda maior entre eles agora em 2022.

Veja os detalhes dos dados coletados:
- De 36 a 50 anos (34,7%)
- De 26 a 35 anos (34,1%)
- Até 25 anos (16,2%)
- Acima de 51 anos (14,8%)




Problemas que ocorreram em 2021 - Ainda baseado nos dados coletados de 2021, o número de reclamações cresceu 19%. Esse aumento é normal, pois as vendas também cresceram.

Porém, conhecer os erros cometidos no passado é excelente para saber quais os pontos que vão precisar de mais atenção na Black Friday 2022:
 
Atraso na entrega (19,92%)
Propaganda enganosa (16,49%)
Estorno do valor pago (8,69%)
Finalização da compra (6,51%)
Produto errado (5,5%)

Os números indicam que é preciso ter um ótimo planejamento de logística, preparar o e-commerce para receber o grande número de pedidos, fazer simulações da jornada de compra na loja online e melhorar os canais de atendimento, pois estes passos são fundamentais para ter um bom aproveitamento do evento.

Além disso, treine sua equipe de atendimento para que eles saibam como agir ao lidarem com os possíveis problemas como estorno, devolução, pedido de troca, além de solicitar que testem a plataforma para que você tenha certeza de que tudo está funcionando perfeitamente.

Evite a Propaganda Enganosa, como pode ver, ela é a segunda maior reclamação dos consumidores.

Todos os vendedores online precisam colaborar para deixar no passado essa fama de "Black Fraude", já que as ofertas falsas prejudicam todos os empreendedores do setor online, não só  aqueles que praticam fraudes.

Caso não saiba, a “Black Fraude” nada mais é que, a prática inadequada de aumentar o preços das mercadorias semanas antes e aplicar os “descontos” no dia que ocorre o evento, para divulgar os produtos como sendo “promoções vantajosas” para o consumidor.

Mas saiba que, os clientes fiéis sabem mais ou menos o preço dos produtos, e praticar esse tipo de fraude servirá apenas para a quebra de confiança desse consumidor.
Não só isso, os compradores já estão mais atentos e sabem como fugir das ofertas falsas, pois já normalizou a prática de pesquisar os produtos desejados em sites de comparação de preço, assim como a consulta sobre as lojas nos comentários feitos por outros usuários em redes sociais ou sites de reclamações.

Sendo assim, a “Black Fraude” serve apenas para acabar com a reputação do seu negócio. Ser transparente é fundamental para que a segurança do consumidor aumente na Black Friday e, consequentemente, deixe a data ainda mais forte no Brasil.
 

Tendências para a Black Friday

Existem tendências que virão com força na edição do evento em 2022, somadas aos dados da edição passada, trazemos informações importantes para vocês empreendedores que querem preparar estratégias assertivas para este ano.

Experiência online e presencial "Figitals" - assim como já foi citado, a Black Friday 2021 ficou marcada pela reabertura do comércio, já que em 2020 havia muitas restrições por conta da pandemia. Agora em 2022, vivemos o cenário com 100% das lojas físicas abertas.

Por um lado, os clientes vão ter a oportunidade de comprar no modelo tradicional, mas aqueles que experimentaram o digital, preferem este modelo. Sendo assim, vai ocorrer um impacto no comportamento e nos resultados de várias formas, por isso, juntar as duas possibilidades beneficiará empreendedores que trabalham com o modelo híbrido.

O "figital" está além do omnichannel, por desenvolver novas experiências e formatos virtuais e presenciais ao consumidor, que poderão iniciar a jornada de compra online e finalizar na loja física, seja para adquirir o produto lá, onde poderá experimentar, testar e ver pessoalmente ou apenas para retirar o produto, fazer self-checkout, entre outros.

E já era perceptível que o “figital” era uma tendência que já estava em curso, mas foi potencializado com a pandemia, já que ocorreu o isolamento social e o fechamento do comércio físico. As pessoas precisaram migrar para o digital para continuar comprando os produtos e serviços desejados. Até mesmo os consumidores com perfil conservador começaram a perceber que o ambiente digital oferece praticidade e facilidade na hora da compra e com a flexibilização do comércio físico, as pessoas passaram a optar por comprar online e retirar na loja, já que esse ato diminui o tempo de espera pelo produto.

Segundo dados coletados em uma pesquisa, 67% dos consumidores ao redor do mundo possuem o comportamento “figital”.
Aqui no Brasil, os entrevistados indicaram três motivos para essa preferência:
 
  • Poder retirar imediatamente o produto
  • A possibilidade de tocar o produto
  • E a oportunidade de obter vantagens ou descontos que estão disponíveis apenas na loja física

Aplicativos no dia a dia do comprador - Conforme a já citada pesquisa do CDL, 62% dos consumidores realizam suas compras com as marcas específicas já em mente. Sendo assim, a propensão é que esses consumidores não vão pesquisar entre as opções disponíveis, eles já vão acessar os canais das lojas desejadas para fechar a compra.

Então, o uso dos aplicativos próprios das lojas é muito interessante, pois o vendedor consegue diminuir o impacto da concorrência quando fideliza o consumidor, além de reduzir os custos com publicidade paga.

O uso de aplicativos está crescendo constantemente, a CDL afirma que o salto foi de 18% de 2019 para 2021. 79% dos consumidores já utilizaram aplicativos de lojas para suas compras, o que é um percentual bem expressivo.

A tendência é que os aplicativos vão ser cada vez mais utilizados pelos consumidores. Levando isso em consideração, as empresas poderão trabalhar com estratégias específicas para compras via aplicativo, onde poderão oferecer descontos especiais e outras vantagens, especialmente em datas específicas como a Black Friday, entregando um grande diferencial para os clientes.




Redes sociais - Veja os dados apurados entre 2019 e 2021:
 
  • 40% dos consumidores realizaram suas compras por meio das redes sociais, de acordo com a CDL.
  • 42% dos compradores querem rapidez e praticidade, assim como poder tirar dúvidas com os vendedores, na hora da compra;
  • 39% querem encontrar os melhores preços e descontos;
  • 36% declararam que são afetados pela publicidade de grandes empresas.

Sendo assim, para agregar com as vendas pelas redes sociais, é preciso estar por dentro de todos esses pontos. A publicidade tem um grande peso para atrair o público-alvo, preços e ofertas são itens importantes para a decisão de compra.

Durante eventos como a Black Friday, possuir uma equipe bem preparada que vai cuidar das redes sociais, para sanar as dúvidas dos usuários é essencial, pois a demanda costuma ser maior e a demora nas respostas ou atendimento ruim, farão o possível cliente buscar sua concorrência.

Consumidores da Classe C - 68% das intenções de compra na Black Friday deste ano, são da Classe C, conforme aponta uma pesquisa do Google. São 17% a mais que 2021. Então, os logistas que vendem para clientes classe C, devem estar preparados para o evento e caprichar nas estratégias.

Além disso, 78% das intenções de compra estão representadas pelos consumidores das classes A e B.

O vendedor que sabe qual é a classe predominante dos seus clientes, pode ofertar oportunidades diferentes e diversificar as promoções.

Copa do Mundo e a Black Friday - Novembro de 2022 está marcado por dois eventos importantes para as vendas: a Black Friday e a Copa do Mundo.

O Brasil vai estrear dia 24 às 16h, que é a véspera da sexta mais esperada pelos consumidores e comerciantes.
 
56% das pessoas pretendem comprar algum produto durante a Copa do Mundo;
72% possuem planos de compra para a Black Friday 2022. 

Os produtos com maior intenção de compra durante o torneio no Catar, serão:




Você empreendedor pode aproveitar a copa do mundo e utilizar os elementos do evento para se comunicar melhor com seu público-alvo.

A Black Friday junto com a Copa do Mundo é uma junção inédita, o histórico da Black Friday no Brasil indica que ela começa a partir do primeiro dia de novembro.

Originalmente, o evento acontecia apenas na última sexta-feira do mês, porém os empreendedores brasileiros possuem uma propensão maior para criar promoções antecipadas e até estendidas.

Confira algumas delas:
 
Black Friday: descontos promocionais que só acontecem na sexta-feira;
Black Week: campanha ativada durante toda a semana do evento;
Black Weekend: ofertas promocionais estendidas para o final de semana;
Cyber Monday: segunda-feira de promoções exclusivas para produtos eletrônicos, games e de tecnologia. A Cyber Monday 2022 vai ocorrer no dia 28 de novembro. Anota aí para não perder a oportunidade;
Black Month ou Black November: mês de novembro inteiro com promoções.

O que nunca se repetirá será a Copa do Mundo, que este ano ocorre no mês mais movimentado do comércio. Isso se dá, pelo fato do torneio ter sido planejado para o fim do ano, por conta do clima no Catar. Sendo assim, é incerto que essa junção aconteça novamente.

Então, aproveite ao máximo essa oportunidade única, fique atento ao que a Black Friday dos anos anteriores têm ensinado e dê atenção às tendências atuais.


Prepare seu e-commerce para a Black Friday 2022

Já sabemos que a Black Friday é uma das datas do ano mais aguardadas pelos compradores e também pelos empreendedores. Sendo assim, o ideal é que estratégias sejam adotadas, além de fazer a preparação para o evento afim de otimizar a operação do negócio e, consequentemente, aumentar as chances de vendas.

Se não é a sua primeira participação na Black Friday, recomendamos que você faça uma retrospectiva do seu negócio para verificar o que foi feito na data passada que poderia ter sido melhor planejado, estude as estratégias que foram bem aplicadas e veja se deseja mantê-las.

Por fim, leve em consideração o lucro que você pretende obter neste ano e quais são os produtos que não podem faltar em seu estoque. Essa parte também é válida para quem vai participar pela primeira vez do evento.

Com todos os objetivos definidos e analises realizadas, confira a lista que criamos com algumas dicas importantes!
 

1. Planejamento do Estoque

Antes de pensar em uma mega divulgação e nas campanhas para atrair mais clientes para sua loja online, será preciso analisar outros passos, pois você pode não dar conta do aumento de pedidos.

E o primeiro passo para ter sucesso e aumentar suas vendas na Black Friday, é focar em seu estoque. Com ele preparado corretamente para o evento, você pode evitar que os produtos fique em falta durante a alta nas vendas no caso das suas ofertas serem realmente vantajosas para os clientes.

É essencial que você tenha um bom controle de estoque, porém, não é preciso aumentar a quantidade de todos os produtos que você vende, dê prioridade para aqueles que são os mais vendidos e para aqueles que possuem marge de lucro alta, pois será possível ofertar descontos mais agressivos, sem afetar seu bolso.

Além de aumentar o estoque dos produtos mais procurados, esse é o momento ideal para tirar a poeira dos produtos que estão parados no estoque, crie boas promoções, combos, kits, entre outros, com estes produtos para fazê-los circular.
 

2. Preço dos Produtos

Já mencionamos aqui neste texto que os compradores estão mais espertos e realizam pesquisas de preço para ter informações tanto sobre possíveis fraudes, como para aproveitarem a melhor oferta, antes de finalizar uma compra.

Um estudo realizado revelou que 68% dos consumidores fizeram pesquisas para avaliar as promoções na última Black Friday, 28% deles considerou que os descontos oferecidos eram muito ruins, e isso acaba refletindo nas vendas.

Ao mesmo tempo que os descontos devem ser reais para ter resultados positivos nas vendas, o preço final do produto também precisa ser vantajoso para o vendedor.
Por isso, o preço precisa ser calculado de acordo com diversas variáveis, e tem que garantir que a venda não vai trazer prejuízos para a empresa.

É preciso saber quanto foi pago por cada produto, quanto será desembolsado para a logística, qual será a comissão cobrada pelo canal de venda, se os produtos também forem divulgados em marketplaces, as despesas recorrentes como água, luz, telefone, os demais custos da operação e também o lucro que você deseja alcançar no evento.

Após ter estes dados em mãos, você precisará decidir como vai se comportar diante da concorrência, se você vai ofertar preços mais baixos, iguais ou até superiores, neste último caso, os produtos vendidos precisam ter um diferencial ou então serem acompanhados de brindes para “compensar” o valor mais alto. Porém, não esqueça do seu faturamento para não ficar no prejuízo financeiro.

E reforçamos que você precisa ser transparente com seu público-alvo, não crie promoções fraudulentas!

Seja criativo na hora de gerar as grandes promoções que vão chamar a atenção do seu público. Veja algumas possibilidades no tópico mais abaixo: Planeje Ações Promocionais.



 

3. Infraestrutura e estabilidade no seu e-commerce

O tráfego e a conversão nas lojas virtuais sempre aumentam durante a Black Friday. Sendo assim, é essencial que o seu site esteja funcionando adequadamente e que a plataforma seja robusta e estável, para que as páginas sejam carregadas rapidamente, proporcionando uma experiência agradável para o usuário. Afinal, você não quer que o seu site fique fora do ar exatamente no dia mais competitivo do comércio eletrônico, não é?

Portanto, além de ter o estoque definido, outro item importante em sua estratégia para a Black Friday, é que seu e-commerce esteja preparado para o aumento da procura e demanda.

Nós indicamos a Plataforma iGood E-Commerce, ela é uma plataforma completa, com todas as funcionalidades principais de uma loja online, possui integração com diversos meios de pagamentos, canais de vendas (Instagram Shopping, Facebook Shop e Google Shopping), e uma equipe de suporte 24 horas nos 7 dias da semana sem nenhum custo extra, além de muitas outras facilidades.
 

4. Personalize o layout

Assim como as lojas físicas estarão decoradas com a temática de Black Friday, o e-commerce também precisa estar. A mudança no layout ajuda a criar uma experiência visual diferenciada para os visitantes e potenciais clientes.

Para vender mais na Black Friday, customize o e-commerce com itens decorativos que lembrem à data, como banners com fundo preto, destaque as promoções e produtos com mais saída, personalize as imagens de capa e os avatares das redes sociais, e altere o template do seu e-mail marketing, entre outros.

Lembre-se também de criar categorias especiais no e-commerce para o período, dando destaque para os produtos que estarão em oferta. Dessa maneira, os compradores poderão encontrá-los com maior facilidade.
 

5. SEO é fundamental

Sabemos como é importante ter as melhores práticas de SEO para conseguir um bom posicionamento orgânico em buscadores. Durante a Black Friday, essa prática também é válida, para isso, você deve ficar atento as palavras-chave “sazonais”.

É comum que os potenciais clientes pesquisem por termos como “ofertas imperdíveis”, “melhores promoções”, “maior desconto”, entre outras. Cabe a você conseguir identificar essas palavras e usá-las no momento que estiver criando o conteúdo para seu e-commerce, para que aumente as chances de aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisas.

De acordo com seu segmento de mercado, faça uso de palavras-chave sensoriais, que vão remeter a texturas, cheiros, tamanhos e gostos como “doce”, “aveludado”, “suave”, “amargo”, etc, essa prática ativará com mais facilidade os cinco sentidos do seu público-alvo, e contribuirá para a decisão de compra.

Lembre-se de criar descrições originais para seus produtos e divulgar imagens de alta resolução, confira se os produtos foram fotografados de todos os ângulos e se os detalhes marcantes foram capturados. Estes detalhes transmitem mais segurança aos potenciais clientes e aumentam a credibilidade do seu site, podendo aumentar seu tráfego orgânico.



 

6. Diversifique os meios de pagamento

Possuir vários meios de pagamento é uma ótima estratégia para você que deseja vender para públicos diversos. Ter mais de uma opção para o comprador pagar a compra, pode aumentar consideravelmente suas vendas.

É importante que essa informação esteja presente de forma clara no e-commerce, para que o visitante se sinta seguro em comprar de você, pois ele já estará ciente que poderá pagar sua compra por diversos meios, seja por cartão de crédito, boleto, TED, Pix, etc.

Além disso, é importante que sua loja online tenha o certificado de segurança para passar credibilidade ao consumidor quanto a inserção de dados pessoais.
Lembre-se que muitas pessoas ainda tem medo de informar seus dados bancários na internet. Sendo assim, tenha sempre em mente que quanto mais meios de pagamento disponíveis na sua loja, mais pedidos serão fechados.
 

7. Opções de Frete e Prazos de Entrega

A logística é uma parte importante na decisão de compra e já que o nível de exigência dos compradores estão cada vez mais altos, uma boa opção de frete e prazo de entrega não muito longo pode ser um diferencial na Black Friday. Quanto mais rápido o pedido for entregue, melhor será a reputação da sua loja.

Isso vale também para o custo do frete, ele não pode ser alto a ponto de provocar o abandono do carrinho, pois o cliente pode desistir da compra se o valor do frete for mais caro que o preço do produto ou se ele aumentar muito o custo final do pedido. Se o frete em sua loja for bom, com certeza irá melhorar a reputação do seu e-commerce.

Uma estratégia que pode ser aplicada durante o evento, que pode evitar atrasos ou clientes frustrados, é dar incentivos como frete grátis para pedidos que forem realizados acima de determinado valor, para determinadas regiões, ou para compras feitas até determinado dia que antecede a sexta-feira mais aguardada. Lembre-se de considerar o seu planejamento financeiro e logístico antes de aplicar esta estratégia.

Ou então, aplique uma das práticas de omnichannel, disponibilizando a retirada do produto na loja física, caso você tenha, sem custo adicional.

É importante também que esteja claro o tempo de envio, já que com o grande número de pedidos no período da Black Friday, acaba sendo comum a entrega demorar ou que ocorram atrasos por parte dos Correios e/ou das transportadoras durante o final de novembro e início de dezembro.



 

8. Checkout Otimizado

Você precisa garantir a melhor jornada de compra possível antes de começar a receber os visitantes esperados na Black Friday.

Analise a taxa de carrinhos abandonados para saber qual é a porcentagem de clientes que selecionam os produtos e saem sem comprar. Se sua loja tem uma taxa elevada, comece a se perguntar qual é o motivo disso estar acontecendo, seu checkout oferece segurança? Os dados dos meios de pagamento e envio estão evidentes? O comprador se depara com custos “surpresas”? O layout oferece continuidade da experiência de compra?

Além dessas perguntas, é importante viabilizar parcelamentos, nem que seja a partir de determinado valor de compra, por exemplo, pois isso facilitará não só a vida do consumidor, assim como, será um bom motivo para ele adicionar mais produtos ao carrinho. Essa ação pode aumentar consideravelmente o ticket médio do seu negócio.
 

9. Atendimento ao Cliente com Excelência

Assim como o tráfego e as vendas no período da Black Friday aumentam, as dúvidas dos clientes podem lotar suas caixas de e-mail, redes sociais e WhatsApp. Então, é essencial estar preparado para lidar com dúvidas e possíveis queixas.

Foque em oferecer ao cliente, além dos descontos, um suporte de comunicação que atenda às suas demandas, dando atenção às suas particularidades e tendo bastante cordialidade.

O ideal é contratar uma ou várias pessoas extras nesse período, aumentar o horário de atendimento, já que muitos clientes compram durante à noite, otimizar a página de Perguntas Frequentes (FAQ) com mais detalhes que complementam determinados tutoriais, como o do momento de realizar checkout do pedido.

Por meio das redes sociais e no WhatsApp, os usuários possuem mais pressa por respostas, portanto, é importante ficar atento a esses canais, para manter um diálogo fluido através dos perfis, além de tudo, pode ser benéfico para a sua marca, pois mostrará abertamente que tipo de suporte sua empresa oferece.

Essa operação especial de suporte ao cliente precisa ser estendida para os dias e semanas seguintes à Black Friday, para assim atender o mais rápido possível eventuais problemas de recebimento do produto ou outros que envolvem o pós-venda.

Não se esqueça de deixar todos os canais de contato disponíveis no rodapé do site e na página Contatos.

E lembre-se que um bom atendimento é a base do sucesso de todo e qualquer negócio. Por isso, garantir uma boa experiência, desde o início da jornada de compra, momento que o consumidor está em busca de informações para suas dúvidas, até o momento pós-venda, é fundamental.

Dica: caso queira agilizar ainda mais o suporte aos seus clientes com um chat online, por exemplo, saiba que temos o Módulo Atendimento Online disponível para na plataforma iGood E-Commerce, caso você ainda não possui esse módulo no seu iGood E-Commerce, entre em contato conosco e fique por dentro dos benefícios do nosso módulo.
 

10. Política de Troca

Clientes que pensam em comprar presentes possuem a preocupação se o presenteado poderá trocar o produto e como poderá fazê-lo. Também existe o fato do produto não ser visto pessoalmente no momento da compra, e isso aumenta consideravelmente a chance de erro, seja de gosto, expectativa, material, etc.

Por isso, é essencial que seu e-commerce tenha uma Política de Troca estabelecida e visível no site, na página de Perguntas Frequentes (FAQ), junto aos termos, etc. Lembre-se de deixar claro quem deverá arcar com os custos e qual será a data limite para solicitar troca.
 

11. Pós-venda e a Fidelização do Cliente

Manter um bom atendimento após a Black Friday ajuda a aumentar as vendas da Cyber Monday e a fidelizar de vez clientes que compraram durante os eventos.

Após o pedido ter sido enviado, começa o momento mais importante da jornada do cliente, que é quando toda a expectativa gerada na compra, tanto com seu e-commerce, como sobre o produto, pode ser atendida, superada ou completamente frustrada. Sendo assim, esse é o momento que você poderá fidelizar esse comprador e aumentar a sua cartela de clientes ou irá perdê-lo de vez, o que pode gerar uma propaganda negativa do seu negócio para outras pessoas, tanto no boca a boca, quanto pela internet.

É por conta disso, que o primeiro contato com sua loja deve ser o melhor possível. E uma maneira de alcançar esse objetivo é oferecer uma experiência para o unboxing. Pode ser com uma embalagem personalizada, brindes dentro do pacote, um recadinho, até mesmo o cuidado ao embalar o produto. Estes pequenos detalhes agregam valor ao seu negócio.

Claro que, problemas podem acontecer e, em algumas ocasiões, não há forma de evitá-los, mas ter um retorno prestativo e entregar uma solução rápida, podem reverter o que seria um quadro negativo, sem muita dificuldade. Por isso, mantenha um atendimento com atenção redobrada nas semanas seguintes à Black Friday.



 

Quais canais de venda utilizar na Black Friday 2022?


Antes de começar a pensar em quais ações de marketing você precisa aplicar nesse período, é importante se preparar para outros espaços online que você queira e/ou precisa utilizar para complementar a sua loja virtual na Black Friday.

Hoje em dia, o canal de venda que tem se destacado no mercado é o Instagram Shopping.
Conforme dados de uma pesquisa, mais de 89% dos empreendedores pretendem usar essa rede social para promover as ações da Black Friday. Por isso, nós trouxemos essa e outras opções, para o caso de seu público-alvo não estar tão presente nessa rede social.

E já que estamos falando de público-alvo, é muito importante que você conheça profundamente seus potenciais clientes para que não perca tempo e nem dinheiro, investindo em campanhas desnecessárias.
 

Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma função gratuita que permite, no perfil da sua empresa no Instagram, marcar produtos nas fotos do seu feed e/ou do Instagram Stories.
Com essa marcação etiquetas clicáveis serão disponibilizadas aos seus seguidores e potenciais clientes, com o preço e link de redirecionamento aos produtos que estão em evidência na foto e/ou stories.

Por ser uma abordagem muito visual e menos “agressiva”, segundo depoimentos no próprio site do Instagram, o recurso pode aumentar o tráfego de um site em até 44% e a receita em quase 10%.

Se você está interessado e acredita que o Instagram Shopping funciona para o seu público-alvo, ative-o agora mesmo para a sua Black Friday 2022. Para tal, é necessário que sua marca tenha uma conta comercial no Instagram e solicite a ativação, isso pode levar alguns dias.

Dica: a Plataforma iGood E-Commerce possui integração com o Instagram Shopping, onde após configurar o mesmo na plataforma, será possível atualizar as informações e produtos no feed do Instagram Shopping de forma prática e rápida.



 

Facebook Shop

Com o objetivo semelhante ao Instagram Shopping, o Facebook Shop permite que os seus seguidores iniciem a jornada de compra a partir da rede social. Segundo uma pesquisa, mais de 62% dos empreendedores usam esse canal para alcançar mais clientes na Black Friday.

Com o Facebook Shop, é possível configurar Call To Actions que podem ser clicadas “Ver produto” e habilitar o guia Loja na página da sua empresa para exibir todo o catálogo de produtos do seu e-commerce. O melhor é que a ferramenta é totalmente responsiva, ou seja, ela funciona perfeitamente em qualquer tipo de dispositivo, sejam os móveis, desktops, tablets ou notebooks e isso agiliza muito o processo de checkout com poucos cliques, especialmente na Black Friday.

Dica: a Plataforma iGood E-Commerce possui integração com o Facebook Shop, onde após configurar o mesmo na plataforma, será possível atualizar as informações e produtos do iGood E-commerce na loja do Facebook de forma prática e rápida.
 

Google Shopping

Outra forma de aumentar suas vendas na Black Friday, é anunciar seus produtos na vitrine do Google. Com o Google Shopping (Google Merchant Center), os produtos anunciados aparecem no topo das pesquisas, sendo um grande aliado na hora de alcançar os consumidores.

Na Black Friday, escolha os produtos que são mais vendidos e os com melhores descontos em sua loja virtual própria e crie campanhas de Google Shopping. Como esse período tem concorrência, fique atento a segmentação de público e investimento, lembre-se que, ao anunciar no Google Shopping, você paga conforme as vendas realizadas. Pense nisso na hora de precificar os produtos.

Dica: a Plataforma iGood E-Commerce possui integração com o Google Shopping, onde após configurar o mesmo na plataforma, será possível atualizar as informações e produtos do iGood E-commerce no Merchant Center de forma prática e rápida.
 

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens pensada para os empreendedores. Normalmente é um canal de atendimento utilizado para oferecer suporte ao cliente, e para divulgar os produtos e novidades por meio das listas de transmissão, status ou em grupos com os clientes.

Em uma pesquisa, ele aparece em segundo lugar, ao lado do Telegram, entre os canais de atendimento que serão utilizados por 60% dos lojistas durante a Black Friday.

Dentre os recursos do WhatsApp Business, as opções que mais se destacam são: os extras do perfil comercial, com endereço, e-mail, horário de atendimento e site da loja virtual, criar Catálogos de Produtos, as Estatísticas para compreender quantas mensagens foram entregues e lidas, e a ferramenta de Respostas Rápidas que permite salvar e reutilizar mensagens.



 

Marketplaces

Marketplaces são plataformas de varejo que abrigam diversas lojas online, como um grande shopping repleto de vitrines. Em tal espaço, é possível comprar produtos de diferentes vendedores, todos em um mesmo carrinho.

Mesmo gerando maior tráfego e visibilidade, ainda mais na Black Friday, a concorrência estará toda concentrada em um único lugar. O mesmo item que você oferece, estará disponível em muitos outros perfis. Esse não é um canal muito recomendado, por conta do alto nível de competitividade.

Mas se for apostar nele, junto com seu e-commerce e outros canais de venda, lembre-se de observar o mercado e calcular, levando em conta o seu orçamento, quais são seus produtos que possuem maior possibilidade de saída pelos marketplaces e foque neles. Será muito mais vantajoso segmentar as promoções para este canal, do que colocar todos os seus produtos nele.

Por fim, tome um cuidado redobrado com o controle de estoque, será preciso administrar com muito mais atenção a sua loja online, sua conta no marketplace escolhido e sua loja física, caso tenha uma. Dessa forma, você não correrá o risco de vender produtos já esgotados.
 

Dicas de ações de marketing

Agora que te apresentamos as principais estratégias para preparar seu e-commerce para a Black Friday, vamos partir para as etapas relacionadas ao marketing para a Black Friday 2022.
 

1 - Planeje Ações Promocionais

As ofertas são a essência da Black Friday! Por isso, outro passo importante é planejar ações promocionais que serão realizadas no evento.

Escolha as mercadorias que estarão em promoção, como por exemplo, os produtos que tem uma alta margem de lucro e/ou aqueles produtos que estão parados no estoque, verifique qual o valor do desconto, lembrando sempre que você não pode gerar prejuízo para o seu negócio. Além disso, analise seu histórico de vendas em outras edições da black friday e identifique as ofertas que apresentaram um maior desempenho.

Veja algumas ideias de promoções:
  • Crie Cupons de Desconto;
  • Monte kits de produtos;
  • Ofereça Frete Grátis;
  • Dê brindes e/ou Amostras Grátis;
  • Ofereça Descontos Progressivos;
  • Disponibilize Cashback;
  • Crie Promoções Relâmpago;
  • Faça uma Campanha de fidelização de clientes, etc.

Abaixo, explicamos sobre gatilhos mentais e falamos um pouco mais sobre alguns dos tipos de ações promocionais que você pode aplicar em seu negócio.
 

Gatilhos Mentais para Compras

Gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que ativam com palavras, sons e/ou imagens. 

Ao serem utilizados eticamente, eles se tornam ótimas ferramentas de persuasão que, consequentemente, se tornam a chave do sucesso para o negócio.

Na Black Friday, você pode elaborar edições limitadas de alguns produtos, fazer pré-venda de produtos lançamentos, colocar promoções com contagem regressiva e solicitar depoimentos de clientes que gostaram da experiência de compra em sua loja, para exibi-los na página inicial do e-commerce.

Edições Limitadas - Ao informar que existem poucos produtos disponíveis, ativa o gatilho mental de escassez, e isso faz o cliente ficar mais atento para não perder a oportunidade, especialmente se o produto for “raro”. 
Pré-Venda - Esta opção gera o sentimento de curiosidade e necessidade, muito similar ao gatilho anterior.
Contagem Regressiva - Ele sinaliza ao cliente até quando determinadas promoções estarão ativas, o cronômetro ativa o gatilho de urgência.
Depoimentos - Eles são provas de que fazer negócio com você é seguro.
 

Cupons de Desconto

As pessoas são naturalmente estimuladas por ofertas, muitas já compraram algum produto só por ele está em promoção. E por conta disso, a Black Friday é o evento que você, empreendedor, poderá focar nessa falsa necessidade que muitas pessoas possuem, já que os cupons servem para impulsionar as vendas durante o evento.

Conforme uma pesquisa, cerca de 60% dos vendedores vão colocar produtos selecionados com desconto e oferecerão cupons de desconto para outros produtos de suas lojas virtuais. 

Conheça alguns benefícios do cupom de desconto
  • Ajuda no aumento de tráfego do site e de vendas;
  • Serve como incentivo para antigos clientes voltarem a comprar com você;
  • Funciona como recompensa para atuais e novos clientes;
  • Ajuda a fidelizar os clientes no pós-venda.
  • Veja algumas formas de oferecer cupons de desconto
  • Por meio das Redes sociais;
  • Através de um E-mail marketing;
  • Dentro da embalagem do produto enviado, etc.
Os cupons de descontos precisam ter um código que o cliente poderá digitar no seu e-commerce quando ele for finalizar a compra. Dessa forma, o desconto será efetuado com sucesso e sem dificuldade. Você pode utilizar, por exemplo, “BLACKFRIDAY2022” como um código para o cupom.

Tipos de descontos que podem ter no cupom
  • Valor fixo ou Porcentagem ao comprar determinado produto;
  • Valor fixo ou Porcentagem ao comprar em determinada categoria (Por exemplo, descontos para categoria de livros físicos ou categoria de e-books);
  • Frete Grátis, etc.
São inúmeras as possibilidades que podem ser aplicadas nos cupons, use sua criatividade, lembrando sempre do seu orçamento.

Também é importar definir uma data limite para os cupons serem utilizados, por exemplo, só na data da Black Friday ou até o dia seguinte. Essa informação deve ser clara, e você precisa definir às normas e termos das ofertas, para evitar que clientes fiquem frustrados.

Dica: a Plataforma iGood E-Commerce possui o Módulo Cupons de Desconto onde você poderá oferecer cupons com desconto com valor fixo ou por percentual, com a possibilidade de definir a data inicial e final e se desejar também poderá restringir o cupom a determinado cliente, uma ou várias categorias, determinados produtos e/ou formas de pagamento. Caso você ainda não possui esse módulo no seu iGood E-Commerce, entre em contato conosco e fique por dentro dos benefícios do nosso módulo.



 

Cashback

O Cashback foi procurado por muitos clientes na Black Friday do ano passado e ele tem tudo para continuar sendo um gatilho mental para decisão de compra agora em 2022.

Cashback significa “dinheiro de volta”, é uma prática em que o cliente faz uma compra e recebe de volta uma porcentagem do valor, para gastar na sua loja.

O cashback ao ser utilizado em uma nova compra no seu e-commerce, se torna uma excelente forma de atrair novos compradores e fidelizar clientes, pois eles vão retornar à loja para fazer novas compras com o bônus acumulado. Sendo assim, o cashback serve para aumentar o lifetime value de quem compra na sua loja.

Lifetime Value é o valor no ciclo de vida, que é quanto em média seus clientes investem em seus produtos durante o período em que eles se relacionam com sua empresa.

Essa prática de cashback não é exclusiva das grandes lojas. Pequenos ou médios empreendedores também podem adotar essa estratégia, desde que levem em consideração alguns pontos importantes:
  1. O valor do cashback precisa ser calculado levando em conta a sua margem de lucro;
  2. Ele precisa de um prazo de validade, para garantir que o comprador irá retornar a sua loja para utilizá-lo;
  3. Para oferecer esse tipo de bônus, você precisa utilizar um meio de pagamento que trabalhe com cashback.

Brindes

O brinde é uma estratégia de marketing clássica, não só para a Black Friday, que costuma ser utilizada em várias outras datas no comércio, tanto físico, quanto no eletrônico. De acordo com uma pesquisa 33% dos empreendedores afirmam que distribuem brindes para os clientes.

O brinde pode ser canetas e blocos de notas com o logotipo da sua empresa, um cupom de desconto para o Natal, aproveitando o momento para fomentar a próxima data lucrativa do comércio, pode ser bótons, ou até mesmo amostras grátis de algum produto (vale mais para lojas de cosméticos ou alimentos).

Essa estratégia tem que ser muito bem pensada, pois será preciso ter um custo extra no seu orçamento, mas se bem executada, ela pode motivar os clientes a comprarem novamente com você.
 

Combos de Produtos

Todo mundo adora uma oferta do tipo “Compre 2 e Pague 1”. E essas ofertas são excelentes para produtos que estão parados no estoque, então aproveite a Black Friday para criar combos com produtos de menor preço, para não gerar um prejuízo financeiro, sendo criativo para que estes combos de produtos parados, se tornem atrativos para os clientes, e assim, você conseguirá limpar seu estoque parado.



 

Planeje as ações de divulgação

Estoque preparado, site funcionando perfeitamente, canais de vendas definidos e promoções criadas, chegou o momento de planejar a campanha de divulgação da Black Friday de sua loja. Pois, de nada adianta tudo está em ordem para receber os clientes e potenciais novos clientes, se os mesmos não ficarem sabendo do seu evento.

Faça seu planejamento estratégico para que seja definido qual é a tática comercial ideal, quais as ações de divulgação serão realizadas e os prazos para estas ações. Também será preciso pensar quais são os produtos que devem ser colocados nas divulgações.

Sabia que vender para quem já é cliente, é mais fácil e barato? Então, leve essa informação em consideração e lembre-se de checar sua base de clientes, para incluí-los em um calendário de remarketing, onde você pode trabalhar com e-mail marketing promocionais, lista de transmissão no WhatsApp com as promoções, entre outros meios, lembrando sempre de chamar estes clientes para a Black Friday do seu e-commerce.

Você pode criar um cronograma de postagens para suas redes sociais, as publicações devem focar na divulgação dos seus produtos, falar mais sobre a sua loja, além de divulgar as ações para a Black Friday. Por meios das redes sociais, é possível divulgar as promoções e descontos através de gifs, vídeos, memes, etc, peças divertidas chamam mais atenção do público. É importante definir certinho qual tipo de post será publicado em qual momento, para não sobrecarregar os seguidores com a mesma informação.

E como falamos no tópico sobre o layout, você pode criar banners para a loja virtual com o tema do evento, divulgando as ofertas e produtos, pois eles também entram como ação de marketing.

Por fim, você poderá investir em publicidade paga, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc, pois elas ajudam a loja virtual a alcançar um posicionamento melhor nos mecanismos de pesquisa, aumentando a quantidade de pessoas atingidas por seus anúncios.
 

Redes sociais

As redes sociais servem para que você compartilhe seus produtos e conteúdos sobre seu negócio, assim como serve para que você se comunique diretamente com seus clientes, principalmente durante eventos em que aumenta o envolvimento entre os usuários e sua marca.

Veja algumas dicas que você pode aplicar em suas redes:

Compartilhe uma Hashtag para sua campanha, por exemplo, #blackfridaynomedasuamarca e interaja com os usuários que a utilizarem, seja respondendo ao comentário ou curtindo a publicação; Essa dica vale para Instagram, Twitter, Facebook e demais redes que utilizam Hashtags;

Crie um Destaque no Instagram com o título “Black Friday” e salve fotos e stories com os produtos que estarão em promoção, para que os seguidores tenham fácil acesso a eles;

Use a opção Adicionar Links nos Stories (se estiver disponível para você) para indicar artigos do blog da sua loja, categorias em oferta, ou até mesmo link direto para algum produto,

Use o Instagram Stories, Facebook Story e/ou Status do WhatsApp para compartilhar o dia a dia da sua equipe durante a preparação da Black Friday, por exemplo, mostre eles separando os produtos para a data. Essa ação ajuda a ativar o gatilho mental de compromisso e coerência em seus clientes e potenciais novos clientes.

Conforme uma pesquisa, 51,6% dos vendedores vão divulgar suas promoções nas redes sociais, principalmente no Instagram.



 

Google

A pesquisa também indicou que cerca de 35% dos vendedores pretendem utilizar o Google para divulgar as promoções de Black Friday. Eles querem aparecer entre os primeiros resultados do maior mecanismo de busca, você poderá:

Otimizar os conteúdos do e-commerce para SEO, pois isso aumenta sua chance de ranquear em posições de destaque no Google organicamente quando os usuários procurarem por palavras-chave relacionadas à Black Friday e a sua loja;

Utilizar o Google Ads, e investir em links patrocinados para aparecer nos resultados pagos do buscador.
 

TikTok

Na pesquisa realizada, o TikTok apareceu como um dos principais canais de divulgação da Black Friday em 2022, com cerca de 30% de preferência dos vendedores.

O TikTok é uma rede social de criação e compartilhamento de vídeos com duração entre 15 segundos e 5 minutos e virou tendência para o público jovem.

Durante a Black Friday, o TikTok pode ser um dos canais de divulgação para atrair mais clientes, principalmente pelo fato do seu alcance orgânico ser um dos melhores entre as redes sociais atuais. Sendo assim é possível usar o TikTok Business, para impulsionar suas publicações, já que ele permite criar e gerenciar anúncios dentro da própria plataforma.
 

E-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo o canal escolhido por cerca de 34% dos vendedores, para divulgar ações e produtos da Black Friday. 

Para utilizar bem essa ferramenta, será preciso construir uma lista de e-mails com antecedência. Para tal, você precisará oferecer oportunidades no seu site, principalmente na Home, para que os clientes se cadastrem.

Após ter a lista de e-mails, é importante categorizá-los, tendo em mente que, na Black Friday, quase todas as lojas enviam e-mail marketing para suas bases de contatos. Se você for utilizar esta estratégia, lembre-se de selecionar bem os e-mails, afim de evitar que eles caiam na caixa de spam.


Conclusão

Vender na Black Friday 2022 é indispensável para faturar mais, tendo planejado tudo com antecedência, qualquer vendedor poderá alavancar suas vendas na Black Friday 2022. Os números já deixaram claro como esse evento é muito relevante e com grande potencial para aumentar os resultados de qualquer loja, seja para quem tem loja física, virtual ou ambas. Sendo assim, vale a pena seguir nossas dicas, nem que sejam só algumas. E agora que você já viu como se preparar para ter sucesso na Black Friday deste ano, é hora de colocar a mão na massa e ir preparar seu e-commerce!

Se você quer vender mais na Black Friday 2022, não deixe de conhecer a Plataforma iGood E-Commerce, com ela, você poderá divulgar os seus produtos e ofertas de forma fácil e estratégica para a Black Friday, pois ela está recheada de ferramentas pensadas para que seja simples e fácil vender pela internet.

Ela é prática de administrar, apresenta as informações de estatísticas de acessos, usuários online, carrinhos ativos e abandonados. E com ela, você poderá acompanhar a relação de pedidos realizados, clientes cadastrados, poderá verificar o número total de pedidos aguardando o pagamento ou com pagamento confirmado, etc.

Você também poderá cadastrar, gerenciar e controlar todos os seus produtos comercializados na plataforma, e a plataforma ainda conta com integração aos principais meios de pagamento, canais de vendas e a formas de envio de pedidos.

Clique no botão abaixo e conheça todos os recursos da Plataforma.
 
Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente por meio da página Contato no nosso website ou através do telefone 49 . 3442 6666 e saiba mais sobre o iGood E-Commerce.


Comentar







Veja Também



Consulte a disponibilidade do seu domínio

Antes de escolher o seu endereço, confira os nomes disponíveis para registrá-lo. Registrar um domínio garante exclusividade sobre o nome dele na internet.


Verifique se o domínio que deseja está disponível:
www.

Contate-nos

49 . 3442 6666 08h às 11h30 e 13h30 às 18h - segunda à sexta

Painel do Cliente 24h, nos 7 dias da semana


Encontre-nos



Receba Novidades

Fique informado sobre lançamentos, notícias, dicas e ofertas especiais.



Ideia Good + tecnologia web
topo