Veja a seguir previsões de 2023 para setor:
Preocupações
Aumento de custos, pouco interesse de anunciantes, desinteresse nas assinaturas e demissões para poupar recursos, são as principais preocupações por parte dos líderes do setor.Conforme uma pesquisa realizada, 72% dos jornalistas e demais profissionais do meio, mostram preocupação com pessoas que ignoram o contato com notícias.
Sendo assim, eles estão buscando meios para combater essa tendência para atrair a atenção deste público que evita as notícias:
- 94% vão criar conteúdo explicativo,
- 87% vão apostar em formatos com perguntas e respostas
- E 66% irão abordar histórias inspiradoras.
Por isso, oferecer conteúdo em formatos variados, como textos breves, vídeos na vertical para redes sociais, conteúdos em formato stories, podcasts, áudios, imagens e newsletters ajuda a aumentar a diversidade e a atratividade do veículo de notícias, permitindo que os leitores escolham aquele formato que melhor se adapta ao seu estilo de consumo de notícias e também permite que o portal de notícias atenda a diferentes necessidades e preferências.
Fontes de Renda
Para 2023 é importante que o jornalismo conte com várias fontes de renda diferentes.A maioria dos entrevistados esperam para este ano um aumento de assinantes, mas dizem que vão focar bem mais em reter os assinantes existentes do que em conquistar novas assinaturas.
Muitos destes líderes afirmam que a receita por licenças de conteúdo ou inovação é uma importante fonte de renda. Eles estão se referindo, por exemplo, a pagamentos pelos conteúdos jornalísticos feitos por empresas como o Google.
Além disso, também afirmam que a produção, distribuição e monetização de vídeos curtos são novas oportunidades de negócio para o jornalismo, já que vídeos curtos ou longos foram tendência em 2022 e continuará sendo agora em 2023.
Redes Sociais
Metade dos principais veículos de jornalismo brasileiros publicam conteúdo em redes sociais regularmente como porta de entrada para seus portais de notícias.Um canal não substitui o outro, divulgar notícias em redes sociais e não ter um site tira a possibilidade de trabalhar com newsletter, que são considerados como a forma mais eficiente de relacionamento com seus leitores.
As mídias sociais são excelentes canais de geração de tráfego e de engajamento, ou seja, servem como um acréscimo à estratégia de marketing, mas não como canal principal, pense nas redes sociais como portas de entrada para o seu site de notícias.
Conforme a pesquisa:
- 81% pretendem aumentar a produção de conteúdo para o YouTube
- 65% querem manter os esforços no LinkedIn
- 60% assim como pretendem manter a criação de conteúdo para o Twitter
- 57% dos jornalistas entrevistados planeja criar mais vídeos para o TikTok
- 56% das redações ainda pretendem aumentar a presença no Instagram, enquanto 37% afirmam que vão manter a criação de algum conteúdo para esta rede
- 45% pretendem manter algum conteúdo no Facebook, enquanto 39% dos jornalistas irão investir menos nesta rede social
Estreitar os laços já existentes, receber feedback sobre o conteúdo publicado nos portais de notícias, são alguns pontos que fazem algumas redações dedicarem tempo, equipe e recursos para as redes sociais. A aproximação com o público online e o aumento do relacionamento com os leitores são grandes oportunidades para 2023.

Especialização
Jornalismo de soluções e o jornalismo construtivo ganharão mais força neste ano, já que os jornalistas estarão mais focados na qualidade e na missão como comunicadores.Além disso, os profissionais da área estão buscando cada vez mais pela especialização em temas específicos. Por exemplo, 49% dos entrevistados alegam terem criado equipes especializadas em temas como a emergência climática ou a pauta verde e estratégia esg.
Eles também alegam que durante o ano de 2023 vão alocar mais recursos para podcasts e áudio digital, assim como para newsletter, pois estes formatos apontaram um grande aumento na fidelidade dos leitores.
Além destes dois formatos, os jornalistas reforçam que irão investir mais em vídeos para o mundo digital, para compartilhar tanto em seus portais, quanto nas redes sociais com foco em vídeos.
Entre as habilidades e especializações de um jornalista, aquelas que vão ter mais demandas em 2023 são:
- Ter capacidade de ouvir e dialogar de forma respeitosa
- Ser discreto em suas redes sociais e também ser popular nas mesmas
- Saber trabalhar com ferramentas digitais de conteúdo
- Possuir visão de produto
- Ter perfil empreendedor
Design e Personalização
O design do portal de notícias é essencial para que seja atraente e fácil de navegar. Isso inclui o uso de paleta de cores condizentes com a marca do jornal e fontes legíveis, assim como espaçamento adequado e hierarquia de conteúdo que destaque as notícias mais importantes.Além disso, é importante levar em consideração a experiência do usuário garantindo que o portal de notícias seja responsivo e fácil de navegar em qualquer tipo de dispositivos, sejam eles móveis, desktops, tablets, etc.
Oferecer seções personalizadas de acordo com os interesses dos usuários, seções de comentários e enquetes são formas de aumentar a interatividade e a personalização do site.
Isso fará os leitores sentirem que o portal de notícias é mais relevante para eles e também irá incentivar a participação e a influência na escolha do conteúdo.
Esperança
54% dos jornalistas acreditam que existe um processo claro para melhorar e otimizar os conteúdos existentes e 52% possuem a da cultura de aprender com os erros.Os próximos anos serão marcados pela forma como o conteúdo digital continuará sua transformação para atender a um público que altera rapidamente de perspectiva e não pela rapidez com que o digital é adotado.
Ao mesmo tempo, o jornalismo deverá enfatizar cada vez mais as qualidades humanas e seu histórico como propagador de conteúdo confiável se quiser continuar sendo destaque entre o público na internet.
Verificar os fatos e ter transparência em relação às fontes, serão cada vez mais importantes para manter a confiança dos leitores e a credibilidade do portal.
E focar em contar o que ninguém sabe de forma criativa e bem apresentada, precisa ser prioridade, afinal, jornalistas são contadores de histórias reais e a tecnologia oferece vários recursos para contar da melhor maneira estas histórias.
Você profissional da área, seja repórter, redator, editor, dono de jornal impresso, etc, esse é o momento para ter uma plataforma de divulgação de notícias online, a procura pela informação na internet aumenta a todo momento, essa é a sua oportunidade de colocar o seu jornal em evidência na internet.
Pensando em facilitar o seu trabalho de divulgação de notícias, a equipe Ideia Good desenvolveu a Plataforma iGOOD Portal de Notícias online com uma gama de ferramentas para facilitar a entrega de informação.
Possuindo também vários recursos que permitem, por exemplo, alterar as cores do portal, incorporar ou alterar os conteúdos publicados e realizar a gestão de configurações e comportamentos, conectar o portal com todas as redes sociais da sua marca, entre outros.
A Plataforma Portal de Notícias da Ideia Good estabelece a organização dos seus conteúdos, idealizando a melhor apresentação do website. Ela ainda dispõe de painel administrativo interativo, sistema inteligente, otimizado e fácil, com teclas de atalho e busca rápida integrada ao menu. Além de trabalhar de maneira automatizada, monitorando cadastros e ações realizadas no Website e pelo Website, para uma melhor administração.
Temos disponível para você, três plataformas para divulgar notícias, sendo elas:
- iGOOD Portal de Notícias, tendo a possibilidade de abordar diversos segmentos ou focar em apenas um, esta é uma plataforma completa e focada em divulgação de notícias, que permite publicar notícias e informações ilimitadas, ter um espaço para divulgação de vídeos, ser possível incorporar streamings de rádios ou tvs, compartilhar newsletter de forma rápida e prática, entre muitas outras facilidades.
Você se interessou, e quer conhecer mais sobre o iGOOD Portal de Notícias? Clique aqui e sinta-se à vontade para saber mais e tirar todas as suas dúvidas sobre esta plataforma.

- iGOOD Portal de Cidade, foi desenvolvido com o objetivo de divulgar informações, serviços e negócios da cidade em que está inserido, ideal para jornalistas que atuam com notícias da sua cidade.
A plataforma Portal de Cidade possui em sua versão básica as principais ferramentas para tornar o portal atrativo aos visitantes, usuários e anunciantes.
Dentro da Plataforma Portal de Cidade existe um espaço especial para as informações sobre a cidade. O conteúdo pode ser cadastrado de forma que fique informativo e interessante. Pode-se inserir todas as informações do município, história, fundação, administração, política, geografia, pontos turísticos e muito mais.
Tem interesse em saber mais sobre a plataforma iGOOD Portal de Cidade? É só Clicar aqui!

- iGOOD Portal Regional, tem como objetivo a divulgação de informações, negócios e serviços da região em que está inserido, sendo possível divulgar empresas, informações e serviços de municípios próximos, onde os habitantes tenham a facilidade de deslocamento para efetuar negócios, cuidar da saúde, estudar ou se divertir.
Com o Portal Regional, você profissional divulgador de notícias poderá incluir diversos municípios ao Portal. Além disso, as ferramentas desenvolvidas para o Portal Regional são pensadas de forma a otimizar a divulgação dos anúncios dentro da região em que estão, grande parte do conteúdo e anúncios é exibida em todos os municípios, para atingir de forma eficiente toda a região. Quer mais detalhes sobre o Portal Regional? Clique aqui e saiba mais!

Possuir uma plataforma de notícias online reforça o posicionamento do jornal de estar sempre presente para informar os leitores, independente das circunstâncias o mundo online evidencia ainda mais a importância dos portais de notícias online. Afinal, o jornal está a serviço da sociedade e é importantíssimo que ele esteja sempre presente para a população, mesmo em momentos de dificuldade.
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