Todo dia uma quantidade enorme de dados são gerados pelos consumidores e suas ações online. Realizar uma análise desses dados para compreender o comportamento da sua audiência é indispensável.
Medir o comportamento do seu consumidor é cada vez mais importante, para afastar o uso do "achismo" nos seus investimentos de marketing.
Tudo bem que o primeiro segredo para conquistar e fidelizar os seus clientes é conhecer para quem você está oferecendo os seus produtos e serviços. Mas, como é possível identificar o seu público-alvo?
Essa é fácil, através do Web Analytics. O Web Analytics é o processo de medição, coleta e análise de dados de navegação e interação dos usuários no seu website.
O Web Analytics estrutura e coleta dados do universo digital com o objetivo de otimizar o seu negócio baseado em resultados anteriores. É como se fosse uma espécie de IBGE dos visitantes do seu website.
Mas, e quais são as métricas que devem ser acompanhadas?
Apesar da coleta de dados ser de suma importância para a otimização das ações digitais, dados avulsos e as vezes sem sentido não dizem muita coisa.
Veja alguns exemplos de métricas do dia-a-dia que devem ser acompanhadas:
- Visitantes/Usuários: Quantidade de pessoas que acessaram o seu website.
- Sessões: Período de tempo no qual um grupo de usuários interagiu com o seu website.
- Taxa de Rejeição: Porcentagem de sessões que não geraram interações no seu site.
- Canais: Origem do seu visitante. Qual o meio por onde o usuário encontrou o seu site.
Mas, lembre-se para acompanhar as métricas do seu website você deve ter um objetivo definido. Sem um objetivo definido não é possível saber se o seu website esta alcançando as metas definidas.
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