Empatia, afinidade, sintonia e conexão, essas são algumas das palavras utilizadas pelas pessoas que buscam explicar um sentimento único de sincronização com outros indivíduos.De acordo com o Dicionário de Oxford, rapport é definido como "um relacionamento próximo e harmonioso em que as pessoas ou grupos em questão entendem os sentimentos ou ideias uns dos outros e se comunicam bem".
Esse sentimento único de sincronização e demonstração genuína de interesse pelas ideias do outro é chamada de rapport.
A palavra rapport é de origem francesa e não possui uma tradução ideal para o português. Já o conceito de rapport é originário do ramo da psicologia e se remete a uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outras pessoas.
Assim, podemos definir basicamente que as técnicas de rapport tem como objetivo gerar confiança mútua entre indivíduos, e com a confiança diminuir a tensão interpessoal.
O que é rapport?
Em seu contexto teórico rapport é composto por três componentes comportamentais: a atenção mútua, a positividade mútua e a coordenação.Você pode perceber que dois dos três componentes comportamentais do rapport devem ser mútuos, isso acontece porque o rapport apenas existe quando você se conecta a outro indivíduo e esse indivíduo também se conecta a você.
Assim, para que aconteça a sinergia do rapport é preciso que haja uma demonstração genuína de interesse pela opinião e pensamento do outro.
Porque aplicar as técnicas de rapport no meu time de vendas?
Simples, as emoções guiam as ações humanas.Quando você cria uma atmosfera de confiança e harmonia com outro indivíduo a transição de um diálogo comum para o de uma venda é simples e extremamente eficaz.
Como aplicar o rapport no meu time de vendas?
Apesar de ser algo que acontece de maneira natural e genuína entre duas pessoas, é possível trabalhar de maneira intencional algumas técnicas de rapport.Os principais elementos que compões essa atmosfera produzida por dois indivíduos são:
Sorria
Com certeza o sorriso é a chave universal do rapport. Um sorriso é capaz de desarmar qualquer pessoa e contornar grandes dificuldades.Seja em uma conversa pessoal, por meio de uma ligação telefônica ou uma vídeo conferência não deixe de sorrir, até mesmo pelo telefone é possível perceber quando uma pessoa esta sorrindo.
Trate o outro pelo nome
Chamar outro indivíduo pelo nome gera uma aproximação entre vocês. Pode até parecer algo irrelevante, mas essa é uma das técnicas emocionais mais poderosas.Seja otimista
O ser humano é muito afetado pelas emoções alheias. Pessoas otimistas transmitem uma sensação de confiança e poder.Tenha paciência
Busque uma conexão
Busque uma conexão com o outro indivíduo, qualquer informação possível que os conecte de alguma maneira. Pode ser que o elo que os une seja uma região, estado, cidade, time de futebol, religião ou preferências culinárias.Uma comunicação bem-sucedida do seu time de vendas com os seus potenciais clientes é um pré-requisito para o sucesso das suas vendas. Mas, lembre-se as técnicas de rapport devem ser usadas para construir uma atmosfera agradável e segura com os seus clientes.
Afinal, uma conversa agradável entre dois indivíduos tem mais chances de alcançar resultados positivos.
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